domingo, 19 de agosto de 2012

Aves

Voar é um sonho antigo do homem. Ao observar as aves, cientistas como Santos Dumont, que constituiu o 14-Bis e voou pelo céu de Paris, passaram a entender o funcionamento do voo. Esses pesquisadores descobriram que o formato da asa das aves gera uma diferença de pressão durante o voo, proporcionando a sustentação do corpo do animal. Esse mesmo raciocínio se aplica ao funcionamento do avião.
Características das Aves
Nem todas as aves voam, como o pinguim, que tem suas asas modificadas em nadadeiras. As apresentam as asas e o corpo coberto por penas e possuem bico, pelo qual se alimentam. Não somente as asas permitem o voo. Além das penas, que aumentam a área de contato com o ar, há outras características.
Sistema respiratório das Aves
O sistema respiratório das aves é bem desenvolvido, evitando a falta de oxigênio durante o voo. Junto ao sistema respiratório, há os sacos aéreos, que diminuem sua densidade e facilitam o voo. Seus ossos são pneumáticos, ou seja, são ocos e, em seu interior, existe ar. Se você já pegou um passarinho na mão, percebeu como ele era bem leve. Além disso, os músculos das asas se unem em um osso que funciona como uma quilha, estabilizando o movimento das asas.

Mamíferos


Características:Vertebrados;Glândulas mamarias;Endotermia;Corpo coberto de pelos;Tem adiposo;Vivíparos;Fecundação interna;São seres placentários;Cuidam bem da sua prole.
 *Glândulas
 Sudoríparas:Responsáveis pela produção de suor.
Sebáceas:Fabricam uma substancia oleosa que lubrifica os pelos.
*Atividades respiratória:Apresentam diafragma,músculo que auxiliam nos movimentos de respiração,e pulmões desenvolvidos cuja ampla superfície facilita as trocas gasosas.
*Mamíferos quadrúpedes:Com quatro patas.Exemplos:leão,gambá,elefante,coala,entre muitos outros
*Mamíferos com nadadeiras:Adaptados ao seu modo de vida aquático.Exemplos:Golfinhos,baleias e os peixes-boi.
*Mamíferos com a pratica do voo:Morcego.
                                                Classificação dos mamíferos
Monotremados:Não possuem placenta; São seres ovíparos; Representantes:ornitorrincos equidnas.
Marsupiais:Presença de marsúpio.Nascimento de forma prematura.Representante:canguru.
Placentários verdadeiros:desenvolvimento embrionário completo dentro do corpo materno.Representantes:espécie humana,tatu,elefante boto e entre  muitos outros.
*Espécie humana:baseada a presença de polegar;Esta enserida na família hominidade e é chamado de Homo 

Répteis


Características:Apresentam todas as características para viver em seu habitat;Não precisam estar em ambientes aquáticos para se reproduzirem;A pele queratinizada;Maioria são carnívoros ;Alimentam-se de insetos e animais de porte médio;São ectodérmicos;Seus sentidos são muito aguçados;Apresentam uma estrutura chamada de fosseta lateral;Pele muito resistente;Respiração pulmonar.
                                                 Classificação dos répteis
Quelônios:Ossos vertebrais bem desenvolvidos;Quando se sentem ameaçados recolhem seus membros e a cabeça.Representantes:tartarugas,jabutis e cágados.
Escamados:Apresentam o corpo coberto por escamas.Representantes:lagartos e serpentes.
Cocrodilianos :cabeça bem desenvolvida;Focinho alargado e uma arcaria de dentes afiados;Sua pele é formada por placas córneas que acompanham.Representantes:crocodilos e jacarés.
Rinocéfalo:típico da Nova Zelândia;Apresenta espinhos em seu dorso.Representante:tuatara.
Ovíparos:Após a fecundação ,põem os ovos em ninhos,que podem ser camuflados ou enterrados na areia.Exemplo:tartarugas.
Vivíparos:desenvolvem os filhotes no corpo ate o momento em que já estejam bem formados,quando ,então,realizam a postura dos ovos.
Ovovivíparos:As fêmeas mantêm os ovos dentro do corpo e só os põem quando o filhote estiver formado.

Anfíbios


                                                        Anfíbios
Características:São tetrápodes;Retomam a água para se reproduzir;São pecilotérmicos;Alimentam-se de pequenos animais;Língua bastante comprida.
Forma de reprodução:O macho da um abraço...na fêmea fazendo com que ela coloque ovos que o macho os fertilizam;Essa fecundação é externa e ocorre em ambientes aquáticos.

                              Classificação dos anfíbios
Anura: A maioria dos anuros são caracterizados por longas patas posteriores, corpo curto, membranas interdigitais (nos dedos das mãos ou dos pés), olhos protuberantes e a ausência de cauda. A maioria das rãs tem um estilo de vida semi-aquático, mas move-se facilmente em terra saltando ou escalando. Tipicamente, depositam os seus ovos em poças de água, charcos ou lagos, e as suas larvas, chamadas de girinos, têm guelras e desenvolvem-se na água. Rãs adultas seguem uma dieta carnívora, constituída principalmente de artrópodes, anelídeos e gastrópodes. Os anuros são reconhecíveis pelo seu chamamento (coaxo), que pode ser ouvido durante a noite ou dia, principalmente durante a sua época de reprodução ou em dias com alta umidade.

Urodela:Apresentam cauda;Para se defenderem jogam até substancias toxicas;Possuem as patas posteriores mais longas que as anteriores.Representante:salamandra.
Apoda:Estruturas específicas para locomoção;apresentam pulmões;Possuem a capacidade de realizar trocas gasosas com o ambiente.Representante:Cecília
Curiosidades:Anfíbio:Significa  “vida dupla”;língua bastante comprida;Alguns sapos são tão venenosos que conseguem evitarem de serem predados.

Peixes


                                           Peixes
Características :Ele possui a noto corda;Possui vértebras e crânio;São seres aquáticos;Apresentam características especificas para viver em seu habitat,como:presença de nadadeiras e de bexiga natatória; São animais ectodérmicos.                                              
*Sistema respiratório:Formado por brânquias,que captam o gás oxigênio presente na água e o                                  enviam para o sistema respiratório.

                                                         Classificação dos peixes
Ciclostomados :Também conhecido como ágnatos;Sua principal característica é a falta de mandíbula,e também tem falta de escama em sua superfície corporal.Representantes:feiticeiras e as lampeiras.
 Condrictes :Vivem apenas em ambientes marinhos,presença de esqueleto cartilaginosoe não possuem opérculo.Representantes:tubarões e raias.
Osteíctes:Chamados de peixes ósseos ,formado por escamas sua superfície e formada por escamas ,sua reprodução pode ocorrer de diferentes formas e possuem opérculo ,bexiga natatória e boca ventral.