domingo, 19 de agosto de 2012

Aves

Voar é um sonho antigo do homem. Ao observar as aves, cientistas como Santos Dumont, que constituiu o 14-Bis e voou pelo céu de Paris, passaram a entender o funcionamento do voo. Esses pesquisadores descobriram que o formato da asa das aves gera uma diferença de pressão durante o voo, proporcionando a sustentação do corpo do animal. Esse mesmo raciocínio se aplica ao funcionamento do avião.
Características das Aves
Nem todas as aves voam, como o pinguim, que tem suas asas modificadas em nadadeiras. As apresentam as asas e o corpo coberto por penas e possuem bico, pelo qual se alimentam. Não somente as asas permitem o voo. Além das penas, que aumentam a área de contato com o ar, há outras características.
Sistema respiratório das Aves
O sistema respiratório das aves é bem desenvolvido, evitando a falta de oxigênio durante o voo. Junto ao sistema respiratório, há os sacos aéreos, que diminuem sua densidade e facilitam o voo. Seus ossos são pneumáticos, ou seja, são ocos e, em seu interior, existe ar. Se você já pegou um passarinho na mão, percebeu como ele era bem leve. Além disso, os músculos das asas se unem em um osso que funciona como uma quilha, estabilizando o movimento das asas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário