Anfíbios


  Anfíbios
Características:São tetrápodes;Retomam a água para se reproduzir;São pecilotérmicos;Alimentam-se de pequenos animais;Língua bastante comprida.
Forma de reprodução:O macho da um abraço nupcial na fêmea fazendo com que ela coloque ovos que o macho os fertilizam;Essa fecundação é externa e ocorre em ambientes aquáticos.

                              Classificação dos anfíbios
Anura: O termo significa “sem cauda”.Como principais representantes, listam-se os sapos, as pererecas e as rãs.Você sabe qual a diferença entre os sapos e as pererecas? Os sapos, de forma geral, preferem viver em terra firme e procuram somente ambientes aquáticos na época reprodutiva.Aqui, no Brasil, a espécie mais comum é o sapo-cururu.
As rãs, por outro lado, são habilidosas, e conseguem dar saltos de até 1,5 metro de comprimento e 70 centímetros de altura.As pererecas preferem viver em árvores, entre as folhagens.

Urodela:Apresentam cauda;Para se defenderem jogam até substancias toxicas;Possuem as patas posteriores mais longas que as anteriores.Representante:salamandra.
Apoda:Estruturas específicas para locomoção;apresentam pulmões;Possuem a capacidade de realizar trocas gasosas com o ambiente.Representante:Cecília
Curiosidades:Anfíbio:Significa  “vida dupla”;língua bastante comprida;Alguns sapos são tão venenosos que conseguem evitarem de serem predados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário